Proinfo

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Segurança nas Redes Sociais

Sabemos que as redes sociais são hoje uma das grandes formas de comunicação mundial, seja entre amigos, familiares, mas a utilização desta via crescente de socialização deve ter em atenção e alguns cuidados para proteção dos seus utilizadores, sobretudo dos mais novos. Então, com objetivo de prevenir, orientar e conscientizar os alunos sobre esses cuidados e a segurança nas redes sociais, foi realizado uma aula interativa com os alunos do 4°ano ensino fundamental, onde sua grande maioria já possui acesso nas redes sociais.

Primeiro momento, foi introduzido com os alunos um texto “O QUE É CERTO OU ERRADO NO USO DA INTERNET” esse texto, abordava sobre a ética nas redes sociais e as leis do código penal aplicado para combater os crimes na internet. Claro, usei uma linguagem onde todos pudessem entender a mensagem.

No segundo momento, foram explicados alguns pontos importantes na utilização segura nas redes sociais, como por exemplo:
Manter o perfil privado - os sites das redes sociais podem ser uma ótima maneira de manter contato com os outros, no entanto, é importante garantir a privacidade dos dados pessoais. Uma forma de estar seguro quando se utilizam estes serviços é definir o perfil como privado, assim, só as pessoas que forem convidadas podem aceder aos conteúdos divulgados
- Não divulgar informações pessoais - é recomendável não partilhar a morada, número de telefone ou outras informações pessoais com estranhos online. Também não deverá ser revelada a localização real, nem quando ou onde planeia estar.
-Pensar bem sobre os conteúdos que publica - tenha cuidado com a partilha online de fotos ou detalhes íntimos. A informação ou conversa pode ser copiada e divulgada por alguém e dificilmente poderá ser removida,
-Quando estiver online, seja educado - aja corretamente no mundo online. Trate as pessoas como gostaria de ser tratado. Ameaçar ou intimidar alguém na Internet pode ser considerado crime.
 -Pensar antes de responder - se alguém disser ou fizer algo que o deixe desconfortável, bloqueie e não responda. Se a mensagem for ameaçadora de algum modo, grave-a e reporte,
-Ajudar a compreender as orientações básicas de segurança, como, por exemplo, proteger a privacidade (incluindo senhas), não ameaçar verbalmente os amigos, evitar marcar encontros com quem "conheceram" online e terem atenção ao que publicam porque tudo o que é colocado na Internet pode ser visto, reelaborado e utilizado contra elas. 

No terceiro momento, todos foram para sala de informática onde acessamos uma conta na rede social (FACEBOOK) e juntos esclarecemos todas as dúvidas relacionadas ao uso seguro desse meio, bloqueio de pessoas, bloqueio de fotos, troca de senhas entre outros.

No último momento, assistimos o vídeo " Vidente adivinha com base nas redes sociais- Legendado"( https://www.youtube.com/watch?v=0TdHj9vruwU) em seguida, foram feitos cartazes pelos alunos sobre o assunto discutido.





Alunos 4° ano Matutino -  Professora de Informatica : Ludiani S Broering







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, você está públicando sua opnião num local público, visível para qualquer pessoa.

Att.

Programa Informática na Educação

Você é o visitante nº