Proinfo

quarta-feira, 27 de abril de 2011

ANIVERSÁRIO DE NOSSA ESCOLA

A história de nossa escola iniciou-se no ano de 1969, em uma casa de madeira, onde nela funcionava a Escola Isolada Rio Grande, mantida pelo governo federal, com apenas uma sala de aula, tinha turmas multiseriadas, em um período 1ª e 2ª série, em outro 3ª e 4ª série. A pessoa responsável pela escola era a professora Gessi.
Em 1973 foi iniciada a construção de uma escola em alvenaria, onde hoje ainda funciona. Era constituída de 1 sala de aula, 2 banheiros, 1 cozinha e uma área para lanche. Em 30 de abril de 1974, os alunos foram transferidos para o novo estabelecimento, por isso comemoramos o aniversário nesta data.
Em 18 de maio de 1975, foi criada a APP (associação de pais e professores), com o objetivo de zelar e manter o estabelecimento escolar através de contribuições e serviços voluntários. Com o aumento do número de alunos, houve a necessidade de ampliar a escola.
No ano de 1989, de acordo com o decreto N 21.402, de 17 de fevereiro de 1984 passou a se chamar Grupo Escolar Professora Terezinha Maria Espíndola Martins, em homenagem a uma das primeiras professoras da escola, que residia na Barra do Aririú.
Em 1994 a escola deixa de ser mantida pelo Estado e passa a ser mantida pelo município, em 1997 a Prefeitura de Palhoça assume a responsabilidade pela Unidade Escolar.
Em 2002 chegou a atender 540 alunos da 1ª a 4ª série, com 18 turmas, sendo que duas destas eram no CEI Criança Feliz, por conta da falta de espaço.
Hoje em dia temos 6 salas, sala de informática, secretaria, sala dos professores, banheiros dos alunos e dos funcionários, um refeitório e uma cozinha. Atendemos cerca de 258 alunos, em 12 turmas, de 1º, 2°, 3° ano e 3ª série.
Tendo o quadro de funcionários constituído por: uma diretora, uma secretária, 9 professores regentes, 1 professora de E. física, 1 professora de artes, uma assistente técnica, duas merendeiras, estando uma readaptada, 4 auxiliares de serviços gerais, estando uma readaptada.

Autor: Eduardo Esmaél Marcelino Pedagogo- Professor

Você é o visitante nº