Assim como toda cultura brasileira se manifesta nos valores e nas tradições de um povo, a semana do folclore na escola não foi diferente. Todas as turmas foram contempladas com um mini cinema, realizado na sala de informática, com o objetivo de valorizar o aluno a conhecer melhor as lendas, os contos, as parlendas, as cantigas...
Todavia, o grande resultado de conhecimentos obtidos através de vídeos e explicações dos professores aos alunos se manifestou numa perspectiva metodológica e dinâmica das crendices e superstições do folclore brasileiro.
"o folclore não é, como se pensa, uma simples coleção de fatos disparatados e mais ou menos curiosos e divertidos; é uma ciência sintética que se ocupa especialmente dos camponeses e da vida rural e daquilo que ainda subsiste de tradicional nos meios industriais e urbanos. O folclore liga-se, assim, à economia política, à história das instituições, à do direito, à da arte, à tecnologia, etc, sem entretanto confundir-se com estas disciplinas que estudam os fatos em si mesmos de preferência à sua reação sobre os meios nos quais evoluem.." GENNEP, Arnold von.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, você está públicando sua opnião num local público, visível para qualquer pessoa.
Att.
Programa Informática na Educação